CEO DA BRENG FOI PALESTRANTE NA 1ª ESCOLA BRASILEIRA DE PROPULSÃO HIPERSÔNICA ASPIRADA
Publicado em: 20/05/2019

De 13 a 17 de maio de 2019 na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada na cidade de Natal-RN, aconteceu a 1ª Escola Brasileira de Propulsão Hipersônica Aspirada objetivando promover discussão aberta entre Instituições de Pesquisa, Academia e Indústria ao redor do mundo que desenvolvem Pesquisas e Desenvolvimento de tecnologias facilitadoras para voo de veículos aeroespacial em alta velocidade (hipersônica) na atmosfera densa do Planeta Terra, visando acesso ao espaço.
Dessa forma, o CEO da BRENG, Dr. Felipe Jean da Costa foi convidado pelo comitê organizador da 1ª Escola Brasileira de Propulsão Hipersônica Aspirada para proferir palestra no dia 16 de maio sobre temas relacionados à análise termo-estrutural de veículos integrados a scramjet, materiais de proteção térmica para veículos em veloccidade hipersônica e estudos numéricos aplicados em veículos aeroespaciais em velocidade hipersônica (scramjet).
 

O Dr. Felipe Jean foi um dos 5 especialistas brasileiros convidado e ministrou palestra relatando seus mais de 11 anos de experiência na área de Propulsão Hipersônica Aspirada, dentro do programa 14-X em desenvolvimento pelo Comando da Aeronáutica, onde desenvolveu projetos de dispositivos mecânicos para operação de túneis de choque hipersônicos do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Professor Henry T. Nagamatsu, além de projetos de veículos hipersônicos aeroespaciais de demonstração tecnológica, em escala reduzida e em escala real, para ensaio nos túneis de choque hipersônicos e em voo atmosférico. Desenvolveu, ainda, atividades de operação dos túneis de choque hipersônicos. Participou nos projetos: veículos hipersônicos em reentrada atmosférica, demonstradores tecnológicos com sistema de propulsão a combustão supersônica e demonstradores tecnológicos com sistema de propulsão a laser. Participou, ainda, do Projeto de Pesquisa do Demonstrador Tecnológico scramjet 14-X, o qual visa o voo atmosférico na altitude de 30 km em velocidades correspondentes a números de Mach 7 a 10. 

A palestra baseou-se na Análise Termo-Estrutural do Scramjet 14-X Waverider, abordando o histórico da indústria aeroespacial, tipos de sistemas de propulsão, os princípios do ciclo de desenvolvimento de um produto aeroespacial, desde sua fase conceitual, aliando os requisitos para a configuração estrutural do veículo, a seleção preliminar de materiais estruturais e para o sistema de proteção térmica, investigação experimental, análise teórico-analítica e análise numérica. 


Por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM), pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e pela Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Escola Brasileira em Propulsão Hipersônica Aspirada foi criada visando não só a formação de recursos humanos no Brasil, mas também acompanhar as tecnologias críticas, em andamento ao redor do Planeta Terra, na área de Projeto de Veículos Aeroespaciais e de avançados Sistemas de Propulsão Aspirada aplicados a velocidades hipersônicas.
Nesta 1ª Edição, a Escola Brasileira em Propulsão Hipersônica Aspirada tem o objetivo de capacitar Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Profissionais da Academia e da Indústria, e Recém-Doutores na área da fronteira do conhecimento em Hipersônica, aplicada em projetos aerotermodinâmicos dos atuais veículos hipersônicos aeroespaciais (motores foguetes) e de veículos hipersônicos integrados a avançados sistemas de propulsão aspirada hipersônica baseado em combustão supersônica (tecnologia scramjet).
Visando a transferência da tecnologia scramjet para a academia e para a indústria Brasileira, foram convidados 10 Pesquisadores Doutores, sendo 5 Palestrantes Estrangeiros e 5 Palestrantes Brasileiros, para ministrar palestras nos tópicos: fundamentos em hipersônica (analítica, numérica e experimental), projetos conceituais de demonstradores tecnológicos de sistema de propulsão hipersônica aspirada (scramjet), estudos numéricos aplicados em veículos aeroespaciais em velocidade hipersônica (scramjet), investigação experimental em dispositivos laboratoriais hipersônicos (tubos e túneis de choque), técnicas de diagnósticos aplicados à investigação experimental, análise termo-estrutural de veículos integrados a scramjet, e materiais de proteção térmica para veículos em velocidade hipersônica.


Para o CEO da BRENG, Dr. Felipe Jean, o evento promoveu um amplo debate tanto na esfera nacional de iniciativas para a obtenção da independência tecnológica na área de Propulsão Hipersônica Aspirada para acesso ao espaço, quanto na esfera internacional através dos especialistas de diferentes países que conduzem as mesmas linhas de pesquisa. O evento traz consigo um legado muito importante, por se tratar da primeira escola realizada no Brasil, e por proporcionar uma vultosa interação entre alunos de graduação, pós-graduação e renomados especialistas de contexto nacional e internacional, afirma.


Maiores informações: https://ebs.ect.ufrn.br/#sobre